sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013


Brutalidade nazista: guetos de Varsóvia de judeus, antes de serem enviados para serem exterminados

Membros das autoridades de ocupação nazistas reunir fora de um muro que separa o gueto do resto de Varsóvia. Joseph Goebbels chamou os guetos "caixas de morte."


A vida no gueto: uma conta pessoal (Fonte: ushmm.org ) A fome no gueto era tão grande, era tão ruim, que as pessoas estavam colocando nas ruas e morrendo, as crianças pequenas ficavam pedindo esmola, e, uh, todos os dias você saiu de manhã, você vê alguém deitado morto, coberto com jornais ou com qualquer espécie de cobertor que encontraram, e você achou ... essas pessoas usadas para transportar as pessoas mortas em pequenas carroças, usados ​​para levá-los até o cemitério e enterrá-los em valas comuns. E a cada dia milhares e milhares morriam de desnutrição porque os alemães não dar nada para o povo do gueto para comer. Não houve tal coisa. Você não pode entrar e comprar alguma coisa, ou pegar qualquer ração. É sua falta de sorte. Se você não tem isso, você morre, e isso é o que era.


Judeus conduzido através das ruas pela polícia alemã em Krakowskie Przedmiescie, Varsóvia, Polônia, no início dos anos 1940. fome no gueto: CONTA PESSOAL Viemos para viver no gueto, em, em outubro de 1940. Por, em março de meu pai estava morto, morto de fome, literalmente. Porque, uh, uma vez que ele foi cortado do gueto, ele foi cortado da sua clientela e de seu, de sua subsistência, você sabe, ele, e uma fome terrível estava na casa de meu pai, porque às vezes eu estava fugindo do kibutz para ver como meu pai está fazendo. E era uma visão que eu nunca vou esquecer. E eu corro para ver a minha avó, que eu amava porque ela era o substituto de minha mãe, você sabe. E Randy, o que posso lhe dizer? Estes monumentos de meu pai e de minha avó morrendo de fome, em condições de higiene terríveis, é uma imagem que me assombra até hoje, você sabe. E isto é mais de meio século atrás, e ele me atormenta em pesadelos terríveis para o dia de hoje.





Dois policiais judeus em Węgrów, uma parte da Província de Varsóvia.

Leah Hammerstein Silverstein
Descreve falta de enterro dos cadáveres de pessoas que morreram no gueto de Varsóvia Naquela época você ainda pode ter um enterro se você paga ao, ao, uh, Judenrat, o conselho judaico, cerca de 15 zlotys, eles traria um carro fúnebre e, e levarem a pessoa morta. Mas nós não temos o dinheiro. Então, o que as pessoas, as pessoas pobres, usados ​​para fazer é colocar o cadáver na frente da casa, e em seguida, houve vagões especiais que vieram e pegou todas as pessoas mortas e os trouxe para o cemitério em Gesia Street. Então, no dia seguinte, eu corri para o cemitério na esperança de encontrar meu pai lá. E o que eu vi é que era, você sabe, um terrível pesadelo. Pela primeira vez na minha vida eu vi uma pilha de cadáveres, você sabe, como dois andares. Porque o, o, a quantidade de pessoas mortas era tão enorme e crescente de dia para dia em que o, os coveiros não poderia manter-se com o ritmo do, dos mortos, você sabe, a quantidade de pessoas que estavam despejando em que cemitério. Então, eles coletaram eles, você sabe, pilhas, uma sobre a outra, você sabe. E, e todos os corpos, você sabe, os seus membros entre intertwisted, você sabe, com as bocas abertas, e eu era uma menina, eo fedor de que a pilha de recursos humanos, uh, cadáveres era tão terrível. É um cheiro adocicado, você sabe. Eu, eu não tenho, as palavras para descrevê-lo, mas, foi, você sabe, o inferno era, mesmo inferno a palavra não é uma palavra para descrevê-lo, você sabe. Então eu não poderia encontrá-lo no que pilha, você sabe. Eu simplesmente não podia fazer isso, e eu voltei para o kibutz. Fonte: ushmm.org



Em 1940, esse muro foi construído selando o gueto de Varsóvia do resto da cidade. Cerca de 138 mil judeus foram levados para este gueto, enquanto 113.000 poloneses foram evacuados a partir desta parte da cidade.


Raszka (Roza) Galek Brunswic
Descreve um rodeio no gueto de Varsóvia e sua fuga da deportação Antes do gueto foi incendiado começou a ficar muito mal. Pessoas foram assassinadas. As pessoas estavam apenas retirado por nenhuma razão em tudo e apenas mortos, especialmente crianças foram apenas jogado contra a parede ... apenas mortos. Bem, em um ponto eles arredondado-nos todos e eles tinham linhas ... "você ficar aqui, você ficar aqui, você fica lá." Naquela época, já eram ... as pessoas começaram a se separar de suas famílias. Se alguém olhou bem para eles o suficiente para ser transportado para o trabalho - que eu achava que era o trabalho - foi na mesma linha. As pessoas que foram aparência doentia ou humildemente olhando, eles foram de outra linha. Pais idosos estavam em outra linha. As pessoas que pareciam muito doente para eles, só teve o cuidado deles imediatamente. Como meus pais eram, na época, realmente muito feia, e eles só atiraram neles ali mesmo. E não só os meus pais, mas um monte deles. Eu estava na linha e eu tentei correr para ajudar, mas eu fui empurrado para trás. Você não podia fazer nada. Minhas irmãs eram mais jovens do que eu Eles levaram para ... a uma nova linha. Eu estava na antiga linha. No entanto, de alguma forma, eu saí da linha e eu, eu tentei esconder. Eu saí dessa linha e eu era capaz de, para chegar a um esconderijo que eu esconder ... eu escondi. É assim que eu saí. fonte



Os judeus estão em linha com o que poucos bens que podem transportar durante a sua transferência para o gueto de Varsóvia no final de 1940. Eles serão procurados pela polícia alemã antes da entrada no gueto.


Vladka (Fagele) Peltel Meed
Descreve sua reação à queima do gueto de Varsóvia, enquanto observava de um prédio fora do gueto

Apesar de estar lá à noite, vi as chamas do gueto. E vi também algumas imagens que foram marcados a ferro em minha mente. Alguns judeus correndo de um lugar para o outro e também vendo alguns judeus pulando de edifícios, mas eu estava observando isso a partir de uma janela e eu não podia fazer nada. E depois chamas irromperam no gueto. Os alemães não podia tomar conta das ruas, eles começam colocando bloco após bloco de fogo. Eles começam a queimar os guetos ... os edifícios, e esta foi a rebelião que nós ... o pequeno grupo do lado ariano, tentamos passar. Nós tentamos comunicar. Decidimos até mesmo para ir para o para o gueto de estar com eles, mas foi, tudo foi em vão. Nós não temos qualquer comunicação. Vimos apenas tanques entrando, tanques de sair, ou algumas ambulâncias entrando e estamos ouvindo o tiroteio e naquele tempo era ... eles ... temos que deixar de fora saber o que está acontecendo.

Varsóvia gueto. Muro em Elektoralna Street.

Você pode também gosta:

Sem comentários:

Enviar um comentário