quinta-feira, 11 de abril de 2013



 
  "A   ESCOLA  DE  ATENAS"
 
 
RAFFAELLO   SANZIO
(Urbino, Itália, 1483 
Roma, Itália, 1520)

 
 
 
 
Raffaello Sanzio
Self-portrait
 
 
 
"A Escola de Atenas" ("Scuola di Atenas" no original) é uma das mais famosas pinturas do renascentista italiano Raffaello e representa a Academia de Platão. Foi pintada entre 1509 e 1510  na "Stanza della Segnatura" sob encomenda do Vaticano. A obra é um afresco em que aparecem ao centro Platão e Aristóteles.  Platão segura o Timeu  e aponta para o alto, sendo assim identificado com o ideal, o mundo inteligível.  Aristóteles segura a Ética  e tem a mão na horizontal, representando o terreste, o mundo sensível. 
A imagem tem sido muitas vezes vista como uma perfeita encarnação do espírito da Alta Renascença. Em "A Escola de Atenas", Raffaello pintou os maiores estudiosos antigos como se fossem amigos que discutiam e desenvolviam as formas de pensar e de refletir a filosofia  em si. Segundo o estudioso Fowler, o título do afresco era "Causarum Cognitio" e que somente após o século XVII passou a ser conhecido como "A Escola de Atenas".


Fonte:
pt.wikipedia.org/wiki/Escola_de_Atenas

 
 

"A Escola de Atenas" é um afresco de Raffaello (1506-1510), de 5,00m x 7,00, no Palácio Apostólico, Vaticano
É uma alegoria complexa do conhecimento filosófico profano. Mostra um grupo de filósofos de várias épocas históricas ao redor de Aristóteles e Platão, ilustrando a continuidade histórica do pensamento filosófico.

2: Epicuro
 
Pitágoras (6)
Averróis (5) e
 Pitágoras  (6)

 7: Alcibíades ou Alexandre, o Grande 8: Antístenes ou Xenofonte 9: Hipátia (Francesco Maria della Rovere or Raphael's mistress Margherita.) 10: Ésquines ou Xenofonte 11: Parménides 12: Sócrates 13: Heráclito (Miguel Ângelo). 14: Platão segurando o Timeu (Leonardo da Vinci). 15: Aristóteles segurando Ética a Nicômaco.
Heraclitus com
o rosto de
Miguel Angelo
 (13)
 
Platão (14) e
Aristóteles
(15)

17: Plotino
18: Euclides ou Arquimedes acompanhado de estudantes (Bramante)
 
Raffaello
Sanzio (R)
 
Euclides
(18)

20: Ptolomeu
R: Apeles (Rafael).

Platão
com o rosto de
Leonardo da Vinci
(14)

Sem comentários:

Enviar um comentário